Yoga na gravidez! SIM OU NÃO?
Atualizado: 30 de jun. de 2022
SIM SIM SIM SIM SIM SIM!!!

A Gestação é um período que traz muitas incertezas. Talvez porque em algum momento da construção da figura da mulher moderna nos distanciamos daquilo que nos torna sagradas, a figura materna! O Yoga para Gestantes compõem uma série de posturas e técnicas de respiração criadas especificamente para facilitar o processo de gestação, aliviar os desconfortos da gravidez e preparar o corpo para o parto.
Todos esses elementos são baseados na filosofia e ensinamentos milenares do Yoga tradicional, adaptados para atender as necessidades da gravidez, com total segurança, preparando a futura mamãe, fisicamente, mental e emocionalmente para a gestação; para o parto e o acolhimento do bebê no pós-parto. A prática de Yoga durante a gestação enfatiza a criação de um ambiente psico-emocional sereno para a mulher e seu bebê.
O Yoga ajuda a diminuir o estresse e ensina a relaxar e respirar durante situações difíceis ou desafiadoras.
Um estudo da Universidade de Manchester, no Reino Unido, comprovou que uma aula de Yoga reduz os hormônios do estresse em até 14%!
O Yoga ajuda também a desenvolver consciência corporal, força, flexibilidade, resistência e capacidade respiratória, condicionamento que a gestante precisará durante o parto e que pode prevenir condições para que elas não venham a ser crônicas no pós-parto. Também ajuda a gestante a manter uma boa postura, prevenindo as dores nas costas. Prepara o assoalho pélvico - músculos localizados na região entre as pernas que ajudam a controlar o ânus, a vagina e a uretra - para o parto normal.
Mesmo com o equilíbrio alterado durante a gestação, é possível praticar a atividade sem dificuldade, seguindo sempre as orientações do profissional, que deve ser especializado em gestantes, e ter o aval do obstetra antes de tudo. Algumas cuidados precisam ser tomados e alguns movimentos a gestante não pode executar, por isso é sempre importante ter um especialista te acompanhando.
Para alcançar os benefícios do Yoga, é necessário regularidade nas aulas. Aconselho que a gestante faça a atividade, no mínimo, duas vezes por semana.Se a gestante já praticava os exercícios antes de engravidar, ela pode começar já no primeiro mês de gestação. Caso contrário, é mais indicado iniciar após o terceiro mês.
Não há limite para parar com os exercícios durante a gravidez. O mais importante é sentir-se bem nas posições e, claro, sempre conversar com o seu obstetra.
Após o nascimento do bebê, vale a pena continuar o exercício.
O Yoga relaxa e proporciona bem estar.
Se você fez cesárea, deve esperar 40 dias para iniciar as aulas – por conta da cicatrização. Se o parto foi normal, já dá para voltar às atividades após 15 dias. Mas sempre ouvindo seu médico e respeitando seus limites!
E aí, preparada?
Eu sou Fernanda Giannella e desejo que você seja muito feliz!
Namastê!