Invertidas no Yoga! Por que fazer??
Atualizado: 30 de jun. de 2022
Invertidas... invertidas! O "sonho de consumo" do Yoga não é só esteticamente bonito para uma foto! As invertidas trazem muitos benefícios! Acompanhe esse artigo para saber mais!

O que são as posturas invertidas??
São ásanas, onde, a grosso modo, colocam-se as pernas para o alto e a cabeça para baixo. Posturas em que a cabeça fica abaixo da linha do coração, como a do cachorro olhando para baixo, também são consideradas invertidas.
Quais são os benefícios das invertidas?
“Ásanas invertidos invertem a gravidade no corpo. Ao invés de tudo ser puxado para baixo em direção aos pés, a atração muda em direção à cabeça. Similarmente, nos níveis emocionais e psíquicos, os ásanas invertidos viram tudo de cabeça pra baixo, jogando uma nova luz nos antigos padrões de comportamento e percepção.” Swami Satyananda Saraswati
De uma forma geral, os benefícios da prática das invertidas são:
1. Acalmar o cérebro, aliviar o stress e depressão leve, além de melhorar a oxigenação cerebral, auxiliando assim o processamento de informações, a concentração, o raciocínio e a memória;
2. Estimular as glândulas pineal e pituitária;
3. Fortalecer os braços, pernas e coluna vertebral;
4. Fortalecer os pulmões;
5. Tonificar os músculos abdominais;
6. Aumentar a irrigação sanguínea nos órgãos dos sentidos — olhos, ouvidos, boca, língua e nariz;
7. Melhorar a pele do rosto devido ao aumento da oferta de sangue;
8. Fortalecer o sistema imunológico e o sistema linfático;
9. Reposicionar os órgãos do abdome afetados pela força da gravidade que os empurra para "baixo";
10. Normalizar os níveis de cortisol, o hormônio do estresse;
11. Aumentar a circulação de endorfina — o que contribui para reduzir sensação de tristeza, depressão e quadros de ansiedade;
12. Ajudar na alteração de padrões de comportamento, auxiliando para o praticante se adaptar melhor às mudanças;
13. Atrasar o processo de envelhecimento.As Invertidas são conhecidas por 'rejuvenescerem' o praticante.
As invertidas têm um papel muito importante em desenvolver a coragem, a autoconfiança e a força de vontade, pois para ficar de cabeça para baixo é preciso passar por um processo de preparação mental, física e psicológica.
"Ficar de cabeça para baixo faz com que o olhar que levamos para o mundo com nossos valores, conceitos e percepções seja invertido, abrindo caminho para uma nova forma de ver as coisas, além de promover uma maior tolerância e adaptabilidade à mudança.
Também tem uma influência muito grande na manutenção do peso, pela maior irrigação de sangue na região da tireoide, além de uma série de regulagens que os órgãos precisão fazer para se adaptar a posição." - Fabiano Benassi
Todo mundo pode fazer? Tem contra indicações?
Apesar de todos os benefícios citados, não são todas as pessoas que podem realizar as posturas invertidas. Assim como em toda atividade física, algumas condições e doenças impedem sua execução a fim de não agravar uma situação já existente.
Alguns casos em que as posturas não são indicadas são:
- Casos de hipertensão arterial;
- Problemas cardíacos;
- Pessoas com hérnia de hiato;
- Gestantes ou durante o período menstrual com muito fluxo;
- Descolamento de retina ou glaucoma;
- Problemas na cervical;
Se por acaso você tiver alguma dessas condições, não precisa desanimar.
Dentro do Yoga existem diversas outras posturas que podem ser praticadas para ajudá-lo a melhorar sua saúde e qualidade de vida, dando a sensação de bem-estar e equilíbrio tão importantes para o dia a dia.
Assim como em todo ásana, para que as posturas invertidas sejam benéficas, é preciso que sua execução seja feita de forma correta.
A fim de evitar e prevenir lesões, o auxílio de um professor experiente é fundamental!
Eu sou Fernanda Giannella e desejo que você seja muito feliz!
Namastê!